A gestação é um momento de grandes mudanças, tanto externas quanto internas. Além dos impactos de trazer uma nova vida pro mundo, a emoção de se tornar mãe ou pai e as grandes organizações para receber o bebê, o corpo da gestante também passa por uma série de mudanças para receber o neném. Poucos aspectos da saúde da mulher não são impactados, e é importante se informar para entender como lidar com eles para o bem-estar da mãe e do bebê. Um aspecto que afeta muito a rotina da gestante são as mudanças no sono, que são ocasionadas pelas alterações hormonais e pela mudança dos hábitos noturnos. Quer entender mais sobre o que causa esse efeito “sonolento” na gestação? Continue lendo e saiba como lidar com a sonolência e o que você precisa saber sobre o sono na gravidez.
Sono na gravidez: o que você precisa saber
A fadiga durante a gravidez é completamente normal, afinal não é uma tarefa fácil gerar uma nova vida, não é mesmo?
As principais mudanças no sono da gestante acontecem principalmente no primeiro e último trimestre da gravidez. Isso porque no primeiro trimestre ocorre um grande aumento do hormônio da progesterona, que estimula o consumo de oxigênio no corpo para se adequar ao bebê. Esse processo é fundamental para o desenvolvimento do feto, mas causa um aumento do sono como efeito colateral.
Depois disso, no segundo trimestre o corpo da mulher começa a se adaptar a esse nível de progesterona, e se forma uma rotina mais regular de sono. Entretanto, no terceiro semestre, por conta do aumento do tamanho do bebê, o sono volta a ser presente por conta do gasto de energia. A mãe está literalmente carregando um bebê cada vez maior consigo o tempo todo, e é normal o cansaço!
Além disso, são comuns a falta de ar e de fôlego durante a gestação, pois o espaço que o bebê ocupa diminui o movimento do diafragma. Isso também é um fator que faz com que a mulher se canse mais. A bexiga é outro órgão que se comprime devido ao bebê, e a vontade de ir ao banheiro é constante, até mesmo durante o sono. Essa característica também contribui para a fadiga, visto que a grávida precisa ir e vir do banheiro o tempo todo.
Como lidar com o sono na gravidez
Como já dissemos, esse sono e cansaço constante são normais durante a gravidez, visto que a gestação exige muito do corpo da mulher. Entretanto, é importante levar em consideração, principalmente nos primeiros meses, que isso quer dizer que o corpo precisa de mais repouso!
É importante diminuir o ritmo e ser paciente consigo mesma, respeitando seus limites. Por isso, é necessário reservar momentos durante sua rotina para descansar, seja dormindo ou fazendo atividades que exigem pouco esforço.
Além disso, lembre-se que é normal dormir mais durante a gravidez! O recomendado de sono durante a gestação varia entre 10 e 12 horas. Vale destacar que além de uma rotina de sono regulada dentro das necessidades do seu corpo, uma boa dieta e o consumo de líquidos contribui para manter a sua saúde e a do bebê. O que e diminui o sono na gravidez. Outra dica é praticar atividades como pilates, yoga ou hidroginástica. Já que esses são exercícios leves e que fornecem mais energia para o corpo através da produção da endorfina.
Agora que você já sabe tudo o que precisa saber para o sono nessa fase linda da sua vida, só falta organizar o enxoval do bebê! Para isso, conte com a Bicho Papão.
Confira nosso site, onde você encontra um catálogo repleto de produtos da melhor qualidade para o seu pequeno. Além disso, acessando nosso blog e redes sociais você fica por dentro de ainda mais conteúdos como esse, além de novidades e promoções!