Muito se fala hoje em dia sobre a pouca utilização do berço do bebê. Mas será mesmo que isso acontece?
O berço, como sendo a cama para o bebê, tem suas primeiras notícias lá no Antigo Egito. Esta peça continua em nosso dia a dia com a chegada de um bebê na família. Mas a modernidade e a preocupação e cuidado com o meio ambiente faz a cada dia essa peça ser mais versátil.
Cria-se, então, o BERÇO EVOLUTIVO! Ele é mini berço, berço e mini cama em um mesmo móvel, prolongando o uso do móvel por muitos anos.
O Berço Como Mini Berço
Conhecido como berço evolutivo, essa foi a grande sensação dos últimos anos. A grande vantagem é a montagem do móvel na sua primeira etapa: mini berço! Aqui, o móvel pode ser colocado em qualquer ambiente da casa e nos primeiros dias, ao lado da cama dos pais para facilitar o cuidado noturno.
O bebê fica mais acolhido nos primeiros meses pois o espaço é feito exatamente para o seu tamanho. O colchão do mini berço já acompanha o móvel, na maioria das marcas, o que facilita sua utilização. Também é muito fácil encontrar roupa de cama para ele, comercializado pela maioria das marcas de enxoval. Ou seja, muito fácil!
O Berço no Tamanho Tradicional
Após alguns meses, é necessário aumentar o tamanho do berço. Percebam que a evolução acontece de acordo com o tamanho do bebê. Por isso, é fundamental os pais decidirem qual o melhor momento sendo que, geralmente, até uns 4 meses ele permanece no mini berço.
Feita a transformação, o berço agora tem o tamanho tradicional de um berço americano: 1,30 x 0,70 m. Chamado de berço americano pois essa medida é conhecida assim, diferente do berço tradicional que tem 0,60 m de largura e que é pouquíssimo utilizado hoje.
Aqui o uso do móvel poderá ser por muito tempo! O berço é o lugar seguro para o bebê dormir e repousar. Cria disciplina na hora de dormir o que é mais seguro do que deitar na cama com os pais ou outros adultos.
Simmmm, é uma delícia deitar com eles abraçadinhos, sentir o cheirinho, mas não é nada recomendável. É muito perigoso! Mas, e quando a criança crescer ou quiser escalar o berço?
O berço tem regulagem de altura do estrado, você sabia?
Sim! Quando o bebê começar a ficar em pé, se apoiando nas laterais, você deve baixar o estrado para que ele fique sempre mais baixo.
O Berço Evolutivo Transformado Em Mini Cama
Se, por fim, ele cresceu bastante, você pode fazer a alteração para mini cama. Tudo em se falando do mesmo móvel evolutivo!
Agora, com a criança maior, o que era seu berço de bebê se transforma em uma mini cama. Ele tem acesso e independência para entrar e sair dela a qualquer momento. Lembre-se sempre de tirar os rodízios do móvel nesta fase.
O colchão e as roupas de cama continuam os mesmos, mas a autonomia que a criança adquire é sensacional! Agora ela pode usar sua cama como local para dormir, descansar, ler e brincar! Esse desenvolvimento é incrível!
Além de tudo isso, o berço continua sendo a peça mais gostosa de providenciar para a chegada do bebê. É um misto de tradição quando os avós querem presentear com ele ou quando vem de outro membro da família, passando de irmão a irmão, primo para primo.
Lembrando também da importância da certificação do INMETRO que é responsável em verificar a segurança desse móvel tão importante. Curta, aproveite, ame e mime seu filho!