Cama Montessoriana Desde o Início: Será?

Muito se fala hoje em dia da vantagem em colocar o recém-nascido direto em uma cama montessoriana. Vamos analisar juntos essa situação?

Cama montessoriana é aquela que fica direto ou rente ao chão a fim de possibilitar à CRIANÇA total independência sobre suas atividades, visando seu desenvolvimento baseado no método da educadora Maria Montessori como educadora de CRIANÇAS.

Aqui queremos trazer a discussão sobre colocar um bebê recém-nascido diretamente nesse tipo de cama.

Primeiro Ponto:

Vamos imaginar os pais chegando em casa com o bebê. A mamãe terá acabado de realizar um parto, seja ele normal ou cesárea. O desconforto começa por aí. Essa parturiente terá condições de se abaixar em uma cama tão baixa?

Segundo ponto:

O bebê não necessita de tanto espaço nos primeiros meses de vida. Na verdade, ele irá precisar de mais espaço após um ou dois anos de vida para justificar estar em uma cama.

Caso você tenha pensado em dormir com ele, temos uma questão de segurança ainda mais discutível. Trata-se de um risco enorme!

Terceiro ponto:

Rente ao chão temos a questão de insetos, friagem direto do chão ainda que seja um piso mais confortável. Se você alegar dedetização do ambiente, temos ainda mais proximidade com pesticidas. Uma formiga, uma barata, uma aranha…

Quarto ponto:

Liberdade de ação. Falando desse bebê até um ano de idade, ele poderá engatinhar para fora da cama quando os pais tiverem dormindo. Com essa ação poderá se locomover perto de uma escada, um fogão, um vaso sanitário… Se ele se movimentar pela casa durante à noite, quem observará?

As vantagens da cama montessoriana são indiscutíveis

Mas a partir exatamente de quando? Em suma, se tratando dos primeiros meses de vida, é um esforço para os pais sem nenhum benefício para o bebê.

Por isso, a cama montessoriana tem uma indicação maravilhosa para crianças, influenciando o desenvolvimento, autonomia e independência desde cedo mas não justifica seu uso antecipado em bebês. Pense nisso!